domingo, 29 de janeiro de 2012

Instalação de Máquinas Virtuais (VM)


A utilização dos computadores nos dias atuais vai para além dos limites físicos do hardware. Nesta publicação irei mostrar como instalar uma máquina virtual Linux (distribuição Ubuntu) em um computador com o Windows 7.

Uma máquina virtual é um software que pode rodar seus próprios sistemas e aplicações como se fosse um computador físico. Uma máquina virtual comporta-se exatamente da mesma forma que um computador físico,  com seu próprio CPU (baseado em software), memória, disco rígido e placa de rede.

Um sistema operacional não consegue distinguir a diferença entre uma máquina virtual e uma máquina física,  nem as aplicações ou outros computadores  o conseguem. Até mesmo uma máquina virtual “pensa” que é um “computador real”. Entretanto, uma máquina virtual é composta inteiramente de software e não possui hardware próprio. *

Existem vários produtos para a virtualização de computadores. Muitos produtos são pagos e normalmente utilizados em grandes empresas, entretanto, existem várias opções gratuitas as quais estão disponíveis para download na internet. Dentre as mais conhecidas estão as minhas preferidas: Oracle VM VirtualBox e VMware Player. Vou usar este último nesta publicação.

Primeiramente, você deve verificar o hardware do seu computador para certificar-se que tem memória e espaço em disco suficiente para ter uma máquina virtual funcionando. Isto deve ser levado em consideração para evitar que o desempenho da máquina física não seja afetado.

Não recomendo a utilização em computadores que não tenham pelo menos 2 GB de memória e pelo menos 20 GB de espaço livre no disco rígido. Para fazer esta verificação proceda da seguinte forma:

Windows 7

Em INICIAR clique com o botão direito sobre COMPUTADOR e em seguida em PROPRIEDADES



A janela com as informações básicas do computador é exibida, onde pode ser vista a quantidade de memória. 



Em seguida verifique o espaço em disco rígido, clique em COMPUTADOR com o botão esquerdo do rato (mouse).


Após certificar-se que tem os recursos necessários é hora de fazer download do software. Nesta publicação utilizo o VMware Player que está disponível para download gratuito no seguinte endereço:


Clique no botão DOWNLOAD.


Será convidado a fazer um registo no site da VMware.


Após o registo será dado acesso à página de downloads propriamente dita. Fazer download da versão 4.0.2


Quando acabar, vá a pasta de DOWNLOADS e faça a instalação do VMware Player. Lembre-se que deve ter direitos de administração no seu computador para instalar este software.


O VMware Player é um software em inglês. Sendo assim, clique em RUN.


A instalação inicia-se.


Clique em NEXT nas próximas cinco janelas sem alterar as opções apresentadas.

Clique em CONTINUE e aguarde o final da instalação.



No final será preciso reiniciar o computador. Clique em RESTART NOW.


Após o reinício do computador, você verá o ícone do VMware Player no seu ambiente de trabalho. Clique com o botão esquerdo.


Ao iniciar o programa, aceite o licenciamento e em seguida clique em OK.



O VMware Player abre sua janela principal.


Vamos iniciar agora a instalação de uma máquina virtual. 

Nesta publicação escolhi a distribuição UBUNTU do Linux por ser uma distribuição bastante acessível para o público em geral. Também tenho como intenção utilizar esta VM (Virtual Machine) nas minhas publicações sobre o Linux posteriormente.

Para obter o UBUNTU, que é gratuito, devemos ir ao seguinte endereço:


O download do UBUNTU é feito em inglês, mas podemos alterar a língua para o Português como veremos em uma publicação futura.

Escolha a versão que deseja. Recomendo a versão que é apresentada por padrão na página. Clique no botão START DOWNLOAD.



Quando acabar, vá a pasta de downloads. O ficheiro que foi baixado é do tipo ISO. Este tipo de ficheiro, falando de forma simples, é um CD / DVD em forma de ficheiro.

Volte para o VMWare Player e inicie a instalação da nova VM em UBUNTU.

Clique em CREATE A NEW VIRTUAL MACHINE.



Na janela a seguir deve dizer onde estão os ficheiros de instalação do UBUNTU. Escolha a opção INSTALLER DISC IMAGE FILE (ISO): e depois clique em BROWSE.


Na pasta downloads selecione o ficheiro ISO e clique em OPEN.


Em seguida clique em NEXT.


Introduza as informações solicitadas. ATENÇÃO: esta conta terá direitos de administração na VM, aconselho que seja introduzida uma senha (password) de complexidade elevada. Clique em NEXT.



Introduza um nome para a VM e clique em NEXT.



Introduza o tamanho do disco rígido que vai ser utilizado pela VM. Esta opção deve ser bem estudada para que não afete o desempenho do computador físico. A utilização do disco numa VM é dinâmica, ou seja, o espaço atribuído não é disponibilizado na sua totalidade no momento da criação, contudo, será utilizado a medida que for sendo necessário.

Selecione a opção STORE VIRTUAL DISK AS A SINGLE FILE e clique em NEXT.



Clique em FINISH para finalizar a criação da VM. O processo de instalação do UBUNTU iniciar-se-á em seguida.


Aguarde o final da instalação do UBUNTU.



Caso apareça a mensagem abaixo clique em YES.


O UBUNTU está instalado! J





Loading
Ping